Available languages: SA   BG   CAT   CZ   NL   FR   GE
DE   IT   LT   NO   PT   RO   ES   UK

A Resposta a Incidentes é Internacional

Equipas de resposta a incidentes de segurança informática a nível global ajudam os utilizadores a mitigar ataques informáticos aos seus dispositivos informáticos, independentemente da tecnologia usada ou da organização a que pertencem. Hoje em dia muitas organizações possuem as suas próprias equipas de resposta a incidentes focadas na resolução dos incidentes que possam afectar o seu negócio ou a sua base de clientes. Por outro lado, em muitos países, os respectivos governos estão a criar equipas de resposta especializadas na mitigação de ataques massivos ou de ataques específicos contra cidadãos, empresas e infra-estruturas nacionais – algumas delas criticas para o bem estar dos seus cidadãos ou para o regular funcionamento da sociedade. Ataques distribuídos de negação de serviço e roubo de identidade são apenas dois exemplos.

O TI Promove uma Colaboração Eficaz

O serviço Trusted Introducer (TI) foi criado na Europa, no ano 2000, com o objectivo de ajudar todas estas equipas a aumentar a colaboração, e desta forma melhorar os níveis globais de segurança mediante uma resposta mais rápida a ataques e a novas ameaças. O TI fomenta uma rede de confiança e presta um conjunto de serviços especializados para todas as equipas de resposta a incidentes. O TI mantém igualmente uma base de dados de contactos para estas equipas e disponibiliza uma resenha actualizada dos seus níveis de maturidade e capacidade demonstradas. Para esse efeito foram criados mecanismos de acreditação e de certificação, baseados nas melhores práticas desenvolvidas e testadas, durante anos, dentro desta comunidade.

Encontre a sua Equipa de Resposta a Incidentes

Na prossecução dos seus objectivos, o TI disponibiliza um Directório pesquisável de Equipas de Resposta a Incidentes gratuito a todos os seus utilizadores. Esta base de dados compreende todas as Equipas registadas e conhecidas dentro da comunidade TI. Aqui pode encontrar a Equipa mais adequada tendo em conta a tipologia, o país ou o estado de registo.

Nem todas as Equipas pertencentes ao directório TI mantêm a sua informação de contacto actualizada - esta obrigação existe apenas para as equipas que apresentam um grau de maturidade das Equipas acreditadas ou certificadas. Para as restantes o TI agradece apontadores ou referências para melhor informação. Caso encontre informação de contacto ou outra desactualizados entre em contacto connosco!

Junte-se à Comunidade TI

Se representa uma Equipa de segurança e de resposta a incidentes listada no directório TI, convidámo-lo a actualizar a informação sobre a sua Equipa!

Se representa uma Equipa que ainda não está listada no directório TI, aconselhámo-lo a registá-la. Informação detalhada sobre os passos para realizar este registo, encontra-se disponível apenas em inglês, já que esta é comummente aceite como língua universal para todas as equipas de resposta a incidentes a trabalhar na comunidade internacional, quer na Europa, quer mundialmente.

Se precisar de mais informação sobre Equipas de resposta a incidentes, sobre a sua cooperação ou sobre como participar no desafio que nós todos partilhamos para providenciar melhor segurança para os nossos cidadãos, empresas, clientes, colegas, infra-estruturas, etc.: por favor não hesite em contactar-nos em ti@trusted-introducer.org!